Nosso Blog

Ainda hoje na chamada sociedade da informação, existem pessoas desinformadas, não pela opção de não quererem fazer parte desse processo, mas porque se sentem privadas do direito de participação. Isso se deve ao fato de que muitas vezes a informação só está acessível a quem pode pagar por ela, pois está contida em suportes variados, como: Internet, livros, revistas, cujo valor ultrapassa o poder aquisitivo de grande parte da população.

Por essa razão, viabilizar um processo no que se refere ao acesso da comunidade à informação, despertando nos moradores um interesse ainda maior pela leitura, tornou-se realidade na Comunidade do Terreirão, Recreio dos Bandeirantes.

Inaugurada no dia 30 de abril de 2022, a Biblioteca Comunitária Ação Social Recreio, trouxe a oportunidade para os moradores dessa comunidade e adjacências, adquirirem a informação através de um acervo bastante variado e de interesse de adultos, jovens e crianças, para que eles tenham uma visão mais ampla do mundo, sejam formadores de opinião e tenham um pouco mais de dignidade.

Criar uma biblioteca comunitária é uma forma de valorizar a comunidade, uma vez que iniciativas para difusão e acesso à informação e à cultura são uma forma de contribuir para a redução das desigualdades sociais e promover a inclusão de todos.

Desta forma, podemos contribuir com a formação de mais leitores e na transformação de vidas de jovens em situação vulnerável, na vida das crianças que se alfabetizam na biblioteca, na vida de mães e avós que retomam o hábito da leitura, entre tantos outros benefícios que são proporcionados por meio da literatura e da arte.

Está localizada na Sede da Ação Social Recreio, Rua Senador Rui Carneiro, nº 601. O acesso é para todos e é bem simples, através de um cadastro e escolha do material. Com funcionamento em dias e horários marcados.

O sucesso está na resposta da própria comunidade que demonstra reconhecer o poder construtivo da informação como meio de crescimento individual e social.

Maria de Fátima Azevedo


Biblioteca e Sala de Aula:

Biblioteca e Sala de Aula:

Iniciamos em 2017, o Reforço Escolar, para atender às crianças da comunidade, que estão matriculadas em Escola pública e que apresentam algum tipo de dificuldade na aprendizagem.