Nosso Blog

Fui procurar a origem do amarelo como escolha de campanha de prevenção ao suicídio.

Um rapaz de 17 anos, em setembro, nos EUA, suicidou-se. Ele tinha um mustang amarelo e seus pais distribuíram, em seu velório, mensagens com frases de apoio, com fitas amarelas.

Desde 2015 então essa cor e esse mês são dedicados a prevenção do suicídio. Durante anos, pelo menos no Brasil, não se falava sobre isso. Acreditava-se que poderia estimular pessoas com informações e ideias... entretanto, isso não se confirmou... Pessoas continuavam atentando contra sua própria vida, independente de informações ou não.

Fiquei refletindo sobre o amarelo...nos sinais de trânsito, é a luz que nos avisa para prestarmos atenção! Ficarmos atentos porque o sinal vai fechar...

Quantas vezes vemos pessoas que se isolam, não se comunicam mais...faltam aos compromissos, trabalho, a produção cai... não cuidam da casa nem de si.. na nossa vida atribulada, não prestamos atenção ao sinal amarelo!! Olhar para o outro e pensar o pior não é comum no ser humano...temos que estar mais alertas para o outro...não custa perguntar se está tudo bem, se estão precisando de alguma coisa... só uma conversa pode reverter o quadro. Adolescentes trancados em seus quartos também é um sinal amarelo. Muitas vezes pensamos, pelo menos não está aprontando na rua... mas pode estar tendo ideias na Internet...

Idosos isolados, doentes, podem também estar no amarelo...falta sentido pra vida deles em alguns casos...

Agora, como podemos ajudar: olhar em volta, observar de forma atenta, perguntar, se informar... avisar aos mais próximos, compartilhar sua preocupação. Existe uma instituição que gosto muito CVV (ligue 188 ou pelo chat). Funciona 24hs. Profissionais treinados para te escutar. Procure ajuda! Várias podem ser as causas e tudo tem solução! Você não está só.

Psicóloga Flávia Guimarães.


Biblioteca e Sala de Aula:

Biblioteca e Sala de Aula:

Iniciamos em 2017, o Reforço Escolar, para atender às crianças da comunidade, que estão matriculadas em Escola pública e que apresentam algum tipo de dificuldade na aprendizagem.